O curriculo é o seu cartão de apresentação para candidatar-se a qualquer vaga de emprego, e elaborar o curriculo de qualquer jeito pode impendi-lo de participar de diversas entrevistas e conseguir sua tão sonhada vaga de emprego.

Selecionamos as melhores dicas do mercado pra que você possa elaborar um curriculo atraente, que destaque o seus potenciais e crie o interesse do recrutador em lhe convidar para uma entrevista pessoal.

O modelo clássico ainda deve ser considerado, com italicos, sublinhados e negritos em destaque e encaminhado sempre no formato PDF.

Inicio do Currículo

Dados Pessoais: No inicio do curriculo é ideal que você inclua todos os seus dados pessoas, fique atento a possíveis erros de digitação principalmente nas informações de contato. Inclua os seguintes dados:

Nome Completo: deve ser escrito em negrito e com uma fonte um pouco maior

Idade: Inclua de preferência a sua data de nascimento ou sua idade atual.

Endereço Completo: Inclua a informação de seu endereço completo sem abreviações ( Ex: Rua, Bairro, Cidade, CEP e Estado)

Informações de Contato: Nesta opção você pode incluir o seu e-mail de contato, telefone fixo e número do celular. Caso queria deixar um telefone de contato, especifique “ telefone de recados com…”

Objetivo:

No objetivo deve constar qual o cargo você pretende se candidatar, levando em consideração as suas qualificações e experiências. Cuidado para não incluir um cargo no qual não tenha competencias suficientes para se candidatar ou mesmo se autoavaliar, exemplo “ Administrador com ótima relação interpessoal”.

Se desejar um objetivo mais aberto, inclua nível do cargo + área de atuação, exemplo: “ Cargo Excutivo na Área Comercial”.

Qualificações:

Nas qualificações podemos descrever quais resultados positivos já obtivemos em outros empregos ou atividades já realizadas. Sempre começe usando um verbo, “ construí, elaborei, ajudei…”, não use o pronome “eu fiz…”.

Se você esta a procura do primeiro emprego então pode usar esse campo para descrever suas qualidades pessoais. Criatividade, comunicação, relação com outras pessoas em grupo ou mesmo se já participou de um curso ou evento que tenha relação com a vaga.

Formação Acadêmica:

Neste campo você deve especificar todas as qualificações relevantes para o recrutador, última formação de ensino ( fundamental, médio, superior e especializações), cursos de formação rápida e complementares.

Inclua sempre o nome do curso, instituição, cidade, duração e ano de conclusão.

Experiência Profissional:

Inclua suas experiências profissionais da mais recente para as mais antigas. Tente destacar, suas experiências, oportunidades de crescimento e aprendizado durante o período de trabalho. É importante deixar claro e de forma sucinta, quais foram suas atribuições durante o trabalho.

Não se esqueça de inclur, nome da empresa, mês e ano que foi admitido e mês e ano que saiu da empresa.

Cursos Complementares:

Se você realizou cursos complementares ou de idiomas, é importante destacar. Não se esqueça de mencionar o nome da instituição, duração do curso, seu nível de aprendizado e ano de realização.

Referências:

Você pode complementar o seu currículo com algumas informações de referência profissional, inclua o nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Importante

– Fique atento a quantidade exagerada de informações em seu curriculo.

– A foto não é um item obrigatório, porém existem empresas que solicitam, portanto fique atento a esta informação.

– Cuidado com erros gramaticais e dados incorretos.

– Não se autoavalie, você pode descrever o que você já realizou durante sua atividade profissional, porém não deve criar uma imagem com atribuições pessoais.

– Não omita informações ou crie experiências mentirosas, o recrutador é preparado para identificar as informações de seu curriculo e confronta-la em uma possível entrevista. Portanto, mencione apenas os fatos verdadeiros.

Confira alguns modelos de currículo pra você se inspirar

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais e boa sorte.

Deixar um comentario

Entre com sua conta para postar um comentario
Por favor, digite seu nome aqui