Geralmente quem está com o nome sujo, negativado e com cadastro ativo junto aos órgãos de proteção ao crédito perdem quase que de imediato o acesso ao crédito, principalmente no que se refere ao crédito dado por instituições bancárias por meio dos cartões.

Via de regra, isso acontece porque se está negativado, isso indica que não é um bom pagador e não está honrando seus débitos, e mesmo que existam boas razões para tal (está desempregado, sua renda diminuiu), as instituições consultam estes cadastros para sua análise de crédito, de modo que é quase certo que sua solicitação será negada.

Mas se o seu caso de inadimplência não se encaixa nos descritos acima, ainda há algumas alternativas.


Cartões de crédito para negativos com emprego ou aposentados do INSS


Se você for funcionário público ou aposentado do INSS, pode obter um cartão de crédito consignado. Algumas empresas também possuem convênios com os emissores destes cartões, de modo que pode consultar se a sua possui.

Este cartão, tal como esta modalidade de empréstimo, irá reter o pagamento direto em sua folha de pagamento, o que dá segurança ao emissor, de modo que é mais fácil conseguir o mesmo.

Nesta categoria, algumas das instituições que oferecem estes cartões são o Banco Pan, a Caixa e o Banco Inter.

Apesar de possuírem taxas de juros atraentes, estes cartões podem ter um limite comparativamente mais baixo do que os cartões mais comuns. No entanto, sempre é bom pesquisar.


Cartão de crédito pré-pago para quem está negativado ou com o nome sujo

Se o seu objetivo for apenas não precisar pagar com boletos nas lojas online ou em suas compras internacionais (para as quais nem sempre esta opção está disponível), você pode optar por um cartão de crédito pré-pago. Estes servirão perfeitamente ao seu propósito.


Como desvantagem, você não terá limite de crédito ou possibilidade de parcelar suas compras, além de só ser possível gastar o dinheiro que tenha na respectiva conta digital do cartão. É seu dinheiro. E em alguns casos, pode ter pequenas taxas de adesão ou saques.

Dentre estes, destacam-se o cartão do PagSeguro (interessante para pequenos comerciantes que usam a maquininha deles), o do Mercado Pago e do Recarga Pay. Note que alguns deles cobram até tarifa para emitir ou mesmo por recargas de saldo.


Cartão Nubank para negativados?

Por incrível que pareça na internet surgiram diversos relatos de pessoas negativadas que conseguiram o seu roxinho, o cartão mais pedido do momento. Não se pode descartar todos estes relatos como inverossímeis, dado que são suficientemente comuns para constituírem uma possibilidade.

Deste modo, ainda que esteja negativado, pode ser uma boa ideia solicitar seu cartão Nubank. E mesmo que lhe ofereçam apenas um cartão com 50 reais de limite, este pode ir aumentando com o tempo, desde que você faça seus pagamentos em dia. Outra forma de tentar aumentar seu limite é usar sua Nu Conta e a função débito de seu cartão.

Todavia, é importante ressaltar que especialistas afirmam que isso na verdade é uma exceção na qual não se deve por muita esperança. Em todo caso, vale a tentativa.


Cartão de Crédito Pag (Meu Pag) para negativados?

Nesta mesma linha, temos também relatos do cartão de crédito Pag sendo dado a pessoas com restrição de crédito, o que não é algo impossível, dado que como no caso anterior, os critérios, embora pareçam ser totalmente claros, nem sempre o são. Mas como não poderia deixar de ser, também são casos isolados, de modo que não devem ser levados como uma certeza. Ainda assim, você pode fazer a sua solicitação. Nada o impede.


Eu estando negativado, realmente preciso de um cartão de crédito?

Em certos casos, estar negativado significa que você não tem capacidade financeira para honrar os compromissos contraídos, de modo que contrair mais dívidas nem sempre é recomendável.

O mais sensato, neste caso, poder ser tentar renegociar a dívida que causou a restrição.

Mas mesmo assim, é perfeitamente possível que renegociar a dívida seja mais complicado do que honrar os pagamentos de um cartão de crédito, de modo que a praticidade de possuir um seja exatamente o que você precisa para dar mais dinamismo à sua vida financeira. Neste caso, pode considerar pedir um com limite.

Por outro lado, se apenas precisa a praticidade de não precisar pagar certas compras com boletos ou transportar enormes quantias de dinheiro, poder ser uma melhor opção optar por um cartão pré-pago, o que garantirá a praticidade, mas não o fará contrair novas dívidas.

Deste modo, também poderá usar as respectivas contas digitais para organizar suas finanças. Instituições como Nubank e PagSeguro possuem contas digitais que complementam maravilhosamente os seus cartões e ainda rendem uma porcentagem do dinheiro investido nelas, o que pode ser exatamente o que você precisa para organizar suas finanças em um só lugar.

Por fim, gostaríamos de adicionar que entre os cartões, os mais difíceis de obter se quando se está negativado, são aqueles emitidos diretamente por bancos, dado que utilizam os sistemas de classificação de crédito de forma bastante ampla.

Deixar um comentario

Entre com sua conta para postar um comentario
Por favor, digite seu nome aqui